Baile dos Artistas: o “abre-alas” da folia capixaba

Por quase três décadas, o aquecimento do Carnaval do Espírito Santo ficou marcado pelo Baile dos Artistas.

O evento, que teve sua última edição em 2016, agitava a população capixaba e era a “comissão de frente” da folia. Um dos cartazes disponíveis no acervo digital do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) mostra que a festa começou em 1985, organizada pela então recém-criada Associação de Artistas e Técnicos do Espírito Santo.

Ao longo dos anos a Associação se tornou o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Espírito Santo (Sated-ES). O Baile dos Artistas com o tempo se tornou a abertura oficial do carnaval capixaba e chegou a ter um público estimado de 1,5 mil pessoas, era um “Grito de Carnaval” que aquecia a população para a folia.

Contando com tradicionais marchinhas de carnaval, o Baile realizava ainda o concurso da Rainha dos Artistas e Príncipe Consorte, além da escolha das melhores fantasias e a indicação dos foliões que se destacaram pela animação. O evento levantou questões importantes como as Diretas Já, campanhas de combate à AIDS, à dengue e em favor da paz. 

Além dos cartazes mantidos no acervo digital do APEES, alguns desses registros estão disponíveis e podem ser conferidos no site do Sated-ES. As imagens a seguir mostram como era divulgado o Baile dos Artistas para os foliões no decorrer dos anos.

A ilustração desenhada pela artista Denise Pimenta para a primeira edição do evento foi repetida também na segunda e quinta edições, alterando apenas as informações sobre a data, o número da edição e o local. Por muito tempo, o local de realização do baile foi o Clube de Regatas Saldanha da Gama no Forte São João, em Vitória (ES).

O Arquivo Público do ES registrou um cartaz alternativo que convida os foliões da época para o IV Baile dos Artistas, realizado em 5 de fevereiro de 1988. A ilustração – de Bettina Gatti – mostra quatro casais de palhaços em preto e branco. Outra novidade no cartaz é a apresentação dos organizadores do baile naquele ano, Markos Comká e Robson de Paula.

Outro cartaz revela que a 13ª edição do Baile dos Artistas ocorreu em 1998 no Clube Náutico Brasil, na capital, e teve como tema “A Noite dos Balangandans”. Em tons de roxo, o cartaz traz a ilustração de um indivíduo fantasiado a caráter, além de informações sobre como reservar uma mesa para o evento.

Nos anos seguintes, o Baile se consagrou como “o grande evento” que abriria as festividades de carnaval na capital. Acontecendo uma semana antes dos desfiles das escolas de samba do Espírito Santo, o 23º Baile dos Artistas, realizado em 30 de janeiro de 2010, marcou o período ao rememorar marchinhas inesquecíveis e antigos carnavais. A edição ainda contou com várias atrações, como a bateria da escola de samba Imperatriz do Forte e a sambista capixaba Vera da Mata.

Em 2011, a 24ª edição muda de lugar e é realizada novamente no Clube Náutico Brasil, no bairro Caratoíra, em Vitória. Com shows do cantor Wilson Nunes e do grupo Guardiões do Corso, o evento manteve a tradição de repercutir os mais clássicos sambas-enredos da avenida capixaba.

Sediado no Clube Álvares Cabral, em Bento Ferreira, o 27º Baile dos Artistas seguiu como a principal confraternização para os mais diversos artistas do estado. A última edição que temos notícia foi a 29ª e ocorreu no dia 22 de janeiro de 2016, às 22 horas, em um cerimonial no bairro Barro Vermelho, em Vitória.

Conhece alguém que participava desses bailes? Conta pra gente!

Autores: Elvys Chaves, Newton Assis e Ricardo Aiolfi

NESTA CURADORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *