Nos passos da arte

Com diversas modalidades, os passos de dança marcaram os palcos no Espírito Santo

A dança é uma das artes mais lindas e antigas do mundo! No acervo da Midiateca, você encontra uma representação incrível dessa arte no Espírito Santo, com diversas escolas e grupos de dança mostrando todo seu talento e criatividade.

Navegue por cartazes de espetáculos que vão desde clássicos, como “Otelo” de William Shakespeare, até criações originais de coreógrafos capixabas. Cada cartaz conta uma história e revela a diversidade e o encanto da nossa dança.

E os teatros? Eles são um show à parte! O majestoso Teatro Carlos Gomes, no coração de Vitória, já foi palco de muitos desses espetáculos inesquecíveis. Inaugurado em 1927 e projetado pelo arquiteto italiano André Carloni no estilo neorrenascentista, é um verdadeiro templo da arte capixaba.

E você? Assistiu a algum espetáculo de dança que te marcou? Conta pra gente nos comentários.

BNCC:
A dança é abordada na BNCC desde a Educação Infantil (EI01ET06), até o Ensino Médio (EM13LP21) e apresenta uma gama de maneiras de promoção da expressão artística e cultural e por isso, pode ser abordada de diversas formas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem. Vamos ver como?

É possível estudar a evolução da dança ao longo do tempo e em diferentes culturas, destacando estilos diversos (EF15AR24); explorar a criatividade dos alunos encorajando-os a criar suas próprias coreografias e a expressar emoções através da dança (EF69AR13); contribuir para que os alunos reconheçam a cultura e diversidade explorando danças tradicionais e folclóricas de diversas culturas para promover a compreensão e a apreciação da diversidade cultural (EF12EF11).

Esses são alguns exemplos, mas os alunos ainda podem analisar (EM13LP44) criticamente e utilizar os cartazes disponíveis nessa curadoria para elaborar os cartazes de divulgação dos projetos realizados por eles (EF02LP18).

Então, fiquem à vontade para explorar nosso acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.