Revivendo a Infância: Nostalgia Pura na Midiateca!

Fotografias, brinquedos, quadros e até porcelanas relembram a infância

Nas coleções da Midiateca, você encontra várias fotos e objetos de crianças que nos levam de volta no tempo. Nessas peças incríveis, um pouquinho das crianças, suas famílias e seus pertences de décadas passadas. É uma verdadeira viagem no tempo, onde a gente pode ver como tudo evoluiu: brinquedos, fotografias, roupas e até a forma de guardar memórias.

Os brinquedos de antigamente eram bonecos de porcelana, pano, plástico e madeira. Hoje a galera curte smartphones, tablets e computadores, deixando os jogos de tabuleiro, peões e bonecas(os) um pouco de lado. Com os avanços da sociedade, as brincadeiras, brinquedos, roupas e costumes mudaram bastante. Mas é tão bom ter esses registros do passado em acervos museológicos e familiares para resgatar memórias e culturas, não é?

Quem aí não tem fotos da infância com aquela roupa favorita, uma fantasia especial ou o brinquedo preferido? Esses registros nos ajudam a lembrar quem somos, de onde viemos e curtir uma nostalgia gostosa! 

Diversas peças representam ainda crianças e cenas da infância, em diferentes épocas. São pratos, esculturas, pinturas, dentre tantos outros. Conta aí, você ainda guarda fotos da infância? Qual é sua lembrança favorita?

Foto de família (acervo: Museu do Colono)

BNCC:
E falando de nostalgia e de lembranças, vamos ver como podemos abordar essa temática junto ao processo de ensino e aprendizagem?

A BNCC (EF02HI05, EF02HI09) fala sobre a importância da memória dos sujeitos e o quanto a identidade de cada um está relacionada à memória, indicando inclusive o uso de objetos e itens dos alunos e das pessoas próximas ao seu convívio para abordar os registros e marcos da memória e das histórias de cada um. Nesse sentido, como sugestão, é possível trabalhar em conjunto para que essa temática seja abordada em sala de aula de diversas maneiras, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e estimulante.

Por meio de uma exposição desses itens selecionados pelos alunos é possível, por exemplo, trabalhar com as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Arte através de uma exposição dos mesmos. Onde: a História fica encarregada de apresentar o contexto histórico (memória) de cada item; a Língua Portuguesa trabalha na elaboração textual e a Arte contextualiza-se na organização da exposição tendo como referência as curadorias disponíveis no acervo da Midiateca Capixaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.