Palácio Anchieta

Vitória – ES

O Palácio Anchieta originou-se a partir de uma secular construção jesuítica com início de suas fundações em 1551 finalizada em 1747. O conjunto, Igreja e Colégio por vários séculos foi a maior construção da Capitania do Espírito Santo.

Após a expulsão dos jesuítas em 1759 o prédio tornou-se desde então a Sede Oficial do Governo do Espírito Santo passando por adaptações internas para receber a estrutura administrativa do Estado.

Entre 1908-2012 passa por uma grande transformação estilística transformando o edifício Igreja e Colégio em uma edificação monolítica de caráter palaciano, eclético, inspirado no estilo neoclássico. Na década de 40, em seu interior os salões ganharam decoração suntuosa, inspirados no estilo Renascentista e Rococó. Neste período foram adquiridos muitos móveis, peças de escultura, pratarias e obras de cavalete de artistas renomados, que hoje, compõem o acervo do Palácio Anchieta.

De 2004 a 2009 o prédio passa por sua primeira grande Obra de Restauro externa e interna, onde se dá tratamento museológico a vários espaços. Em novembro de 2009 o Palácio Anchieta abre suas portas à visitação pública. Acolhe também exposições itinerantes com temas ora artísticas ora científicas.

Este Patrimônio Edificado é símbolo cultural do Estado onde se resgata épocas, pessoas e acontecimentos, testemunha da história do Espírito Santo.

Acesse o acervo na íntegra no software Tainacan!


Links

Site oficial: https://www.es.gov.br/governo/palacio-anchieta
Avalie a Instituição no TripAdvisor
Página da Instituição na Wikipédia

Nesta instituição


ENDEREÇO

Praça João Clímaco s/n°, Cidade Alta, Vitória, ES, Brasil. CEP: 29015-000.

CONTATOS

Telefone para agendamento: (27) 3636 – 1032 Email: agendamento@palacioanchieta.es.gov.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça à sexta de 09h às 17h, sábados e Domingos e feriados de 09h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *