Sobre a Biblioteca Estadual

Fundada em 16 de julho de 1855, a Biblioteca Pública do Espírito Santo “Levy Cúrcio da Rocha” (BPES) é a quinta biblioteca pública a ter sido criada no Brasil. Teve seu primeiro acervo formado pela doação de Brás Costa Rubim, que doou 400 exemplares para a instituição. Passou por diversos prédios, como o palácio durante o governo do Presidente da Província Sebastião Machado Nunes e o junto ao Arquivo Público Estadual, até receber sua própria sede em 1979, localizada na Praia do Suá.  

A missão da BPES é ser um espaço de referência de pesquisa e leitura para a sociedade capixaba, garantindo assim a guarda e a preservação da memória e dos bens simbólicos representados por seus acervos e coleções; bem como promover a igualdade de oportunidades, viabilizando o livre acesso à informação e ao conhecimento nas mais diversas áreas da criação humana e da cultura.  

Visando o cumprimento da nossa missão, aqui no nosso repositório digital você vai conhecer um pouco do acervo que faz parte da história e identidade da sociedade capixaba, custodiado pela BPES. Nosso objetivo é proporcionar, via web, acesso à informação e cultura por meio de uma busca eficiente, integrando cultura e informação, possibilitando a preservação e disseminação do patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo. 

Acesse o nosso acervo na íntegra!

Destaques do nosso acervo:

Navegue pelos autores presentes na nossa base de dados: