Alô, Comunidade! É chegado o período mais festivo do ano, onde a fantasia ganha lugar de destaque nas ruas e avenidas do Espírito Santo e de todo o Brasil. O carnaval suspende, dá férias à Realidade como nenhum outro período do ano e expõe toda a pluralidade e efervescência da Cultura de nosso povo.

Um entroncamento de diferentes povos e suas culturas, que tem a sua apoteose na riqueza e na amplitude dos conhecimentos e costumes populares. Assim é o Espírito Santo: um lugar para todos e sempre fértil para o florescimento de novas experiências. E é aqui onde o carnaval assume a sua incrível face do diverso!

Desde a tradição africana expressa no Congo de Roda d’Água, até bailes do século passado inspirados nos mascarados de Viena, passando pelos blocos de rua e sem nunca esquecer do desfile das escolas de samba nas ruas e sambódromos, o Espírito Santo sempre reverenciou seus diferentes carnavais e a chegada de novas formas de folia com o passar dos anos. Registrando e celebrando a cada ano a festa e a cultura do nosso povo.

E é com o intuito de resgatar e divulgar esses registros, memórias populares que estão hoje conservadas em fotos, arquivos de vídeo, áudios e diferentes documentos, que a Midiateca Capixaba abre em sua plataforma o espaço “Folia na Midiateca! Memória de carnavais capixabas” de livre acesso ao público, para que cada amante do carnaval compartilhe suas memórias e conheça as diferentes formas de se brincar a maior festa do ano, em nosso Estado através dos tempos.

Então, se você tem memórias de outros carnavais para compartilhar, siga as instruções de como enviar seus arquivos à Midiateca Capixaba e SINAL VERDE para o desfile da cultura e da história de nosso povo! Lembrando que toda representação cultural ligada ao carnaval é bem-vinda para subir à plataforma. Basta ficar de olho: o tamanho do seu arquivo deve ser de, no máximo, 40 megabytes. É uma medida simples que permite à nossa equipe cuidar para que todo o material disponível na plataforma siga os melhores critérios de qualidade. 



Para preservarmos histórias e momentos do Carnaval capixaba, com todo seu significado, afeto, brilho e confete, por favor envie sua memória até o dia 31 de março por meio do formulário a seguir. Você, eu e toda a comunidade: vamos carnavalizar com a Midiateca Capixaba! 

Envie sua contribuição abaixo:

Preparamos materiais para te apoiar na preservação coletiva da memória de carnavais capixabas! Confira abaixo:


É com o intuito de resgatar e divulgar esses registros, memórias populares que estão hoje conservadas em fotos, arquivos de vídeo, áudios e diferentes documentos, que a Midiateca Capixaba abre em sua plataforma o espaço “Folia na Midiateca! Memória de carnavais capixabas” de livre acesso ao público, para que cada amante do carnaval compartilhe suas memórias e conheça as diferentes formas de se brincar a maior festa do ano em nosso Estado através dos tempos.

Para assistir ao vídeo-tutorial diretamente no Canal YouTube da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (SECULT ES), clique aqui.