Sala Acervo Permanente

Em março de 2022 o Museu de Arte do Espírito Santo inaugurou a sala permanente de exposição de seu acervo, apresentando recortes curatoriais de nossas coleções, que abrangem obras de artistas capixabas e de outros estados.

A exibição destes trabalhos e artistas do acervo é fundamental para compor o repertório discursivo do Museu. Como uma instituição de arte museal, a preservação da história por meio da produção artística de um povo e de um tempo se faz por intermédio de sua revisão no agora.

A sala permanente do acervo é um marco para o MAES. A partir da exposição, ativações estão previstas pela equipe de mediação, além de incentivar o diálogo com outras instituições, escolas e artistas.

Exposições

Dionísio Del Santo| Samú Raphael
LINGUAGENS:

Dionísio Del Santo é o artista que dá nome ao MAES, situando o Museu no cenário da arte moderna e contemporânea pela associação à sua obra. Essencialmente modernista, a produção de Dionísio sublinha a relevância do movimento no cenário artístico capixaba em âmbito nacional, como um dos principais de sua geração a ser reconhecido. Esta história pode também ser representada pela trajetória de outro artista, Raphael Samú – que concentrou sua atenção às questões modernas entre arte e arquitetura. Neste centenário da Semana de 22, nos parece importante entender como os caminhos de outrora do modernismo traz reflexos na produção e nas discussões contemporâneas.

A exposição caminha por um aspecto importante e representativo ao corpo de trabalho dos dois artistas: a linguagem, que é expressa através de técnicas variadas como nanquim, serigrafia, xilogravura, pintura e mosaico. Tradicionais das práticas artísticas, a mostra se concentra em perceber como Dionísio e Samú esmiúçam as técnicas para além – um paralelismo que também está manifestado na expografia.

Cartaz exposição acervo.

Em fevereiro de 2022 a gestão do Museu de Arte do Espírito Santo inaugurou a Sala Permanente de Exibição do Acervo, como política de continuidade e ampliação de acesso ao público. O acervo do MAES, que é composto de importantes coleções como a de Dionísio Del Santo, Elpídio Malaquias, Nice Avanza entre outros, se apropria desta sala para que suas coleções possam estar sempre em diálogo com o público, com outras instituições e artistas. Desta forma, se mantém ativada suas obras em negociação com os tempos de agora e as produções contemporâneas que anualmente são exibidas no Museu por meio dos Editais do Funcultura.

ACERVO PERMANENTE propõe então que a coleção de obras de arte do MAES esteja de forma contínua em exibição para o público, caracterizando a abertura permanente do Museu, em seu exercício de difusão, formação e educativo.


Imagem e Palavra

Acervo em diálogo

ACERVO EM DIÁLOGO é uma proposta de interlocução do acervo com outras instituições e artistas; para assim aproximar a coleção constituinte no Museu com os debates contemporâneos no campo da arte.

IMAGEM E PALAVRA é a nova mostra do acervo em parceria com a Galeria Espaço Universitário (GAEU – UFES), estimulando as comunicações e promovendo o fortalecimento interinstitucional, que garante o alargamento de conteúdos e acordos que se voltam para as elaborações discursivas, de pesquisa e extensão. O recorte curatorial investiga atravessamentos possíveis entre linguagem e representação, comunicação e interpretação. A exposição de longa duração acontecerá de 04 de outubro de 2022 a 23 de abril de 2023, reúne 12 obras de 10 artistas que fazem parte dos acervos das duas instituições no espaço expositivo do MAES.