Material Educativo

A frente educativa de um museu opera como a principal interlocução entre a instituição e seus visitantes, em uma relação que privilegia o público escolar. De fato, o estreitamento da relação com as instituições de ensino faz parte da função social de um museu. Essa aproximação promove o processo formativo contínuo a respeito das artes visuais, seus métodos, processos e sua circulação. Ou seja, o corpo educativo dos museus tem sido compreendido como uma plataforma de diálogo que trabalha na direção da formação crítica de seus públicos, que é necessária para que cada vez mais os visitantes se tornem recorrentes e fidelizados e, principalmente, mais participativos, promovendo a descentralização do debate sobre arte contemporânea que, comumente, ocorre através do público, dito, especializado.

O MAES incentiva e promove ações educativas que objetivam não só essa descentralização, mas também a atualização deste debate, além da manutenção da memória das exposições realizadas nas mais de duas décadas da instituição. O MAES reconhece a importância do núcleo educativo, sobretudo em seu trabalho de atendimento aos públicos e desenvolvimento de práticas que fortalecem suas relações com o museu e contribuem com o processo de desenvolvimento da autonomia e participação ativa e crítica nos debates sobre arte contemporânea. Partindo disso, entendemos que a política de preservação dos materiais desenvolvidos pelo núcleo educativo do MAES é uma ação que facilita o registro e a divulgação desse trabalho e também contribui para a manutenção da memória das exposições.