Sobre o Palácio Anchieta

O Palácio Anchieta originou-se a partir de uma secular construção jesuítica com início de suas fundações em 1551 finalizada em 1747. O conjunto, Igreja e Colégio por vários séculos foi a maior construção da Capitania do Espírito Santo.

Após a expulsão dos jesuítas em 1759 o prédio tornou-se desde então a Sede Oficial do Governo do Espírito Santo passando por adaptações internas para receber a estrutura administrativa do Estado.

Entre 1908-2012 passa por uma grande transformação estilística transformando o edifício Igreja e Colégio em uma edificação monolítica de caráter palaciano, eclético, inspirado no estilo neoclássico. Na década de 40, em seu interior os salões ganharam decoração suntuosa, inspirados no estilo Renascentista e Rococó. Neste período foram adquiridos muitos móveis, peças de escultura, pratarias e obras de cavalete de artistas renomados, que hoje, compõem o acervo do Palácio Anchieta.

De 2004 a 2009 o prédio passa por sua primeira grande Obra de Restauro externa e interna, onde se dá tratamento museológico a vários espaços. Em novembro de 2009 o Palácio Anchieta abre suas portas à visitação pública. Acolhe também exposições itinerantes com temas ora artísticas ora científicas.

Este Patrimônio Edificado é símbolo cultural do Estado onde se resgata épocas, pessoas e acontecimentos, testemunha da história do Espírito Santo.

Parte do acervo histórico, cultural e artístico que compõem o patrimônio do Palácio Anchieta, uma das instituições da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, está disponível em nosso repositório digital, que pode ser acessado no botão logo abaixo.

Acesse o nosso acervo na íntegra!

Destaques do nosso acervo:

Explore o nosso acervo por tipologia de documentos:

Navegue pelas autorias presentes na nossa base de dados:

Curadorias do Acervo do Palácio Anchieta

Viste abaixo as curadorias de dois importantes artistas capixabas: Homero Massena e Levino Fanzeres.