Sobre

Em sua importância, a Midiateca Capixaba traz múltiplas camadas e potências. Uma política pública consistente que une tecnologia, cultura e pertencimento. Organizar, digitalizar e permitir acesso ao acervo da diversidade cultural capixaba é a realização de um sonho. Uma demanda sempre reiterada sobre a importância da valorização do passado na construção do presente e do futuro.

Aqui, nesta plataforma, na palma da sua mão, a gente pode encontrar obras de arte, documentos históricos, livros, cartazes… a gente pode ver esses retratos da nossa história, esse conjunto de preciosidades que compõe e fortalecem o que a gente é. É um material que tem a força de contribuir diretamente na nossa vida e nos territórios da diversidade. Boa parte deles, dos nossos acervos preservados, num trabalho contínuo e brilhante das equipes do Museu de Arte do Espírito Santo, da Galeria Homero Massena, do Arquivo Público, do Museu do Colono, da Biblioteca, do Palácio Anchieta e da TVE.

Mergulhe nos nossos acervos digitalizados e acompanhe as constantes atualizações da plataforma. Mais do que um repositório, a Midiateca Capixaba, se propõe a contribuir na própria noção e importância da preservação e valorização da nossa memória. Para que todos tenhamos acesso à nossa cultura, à nossa história, multiplicando caminhos, fortalecendo nossos afetos e enriquecendo nosso repertório.

Fabricio Noronha – Secretário de Estado da Cultura

Informação e tecnologia: o fluxo de informação do projeto Midiateca

O projeto Midiateca Capixaba é construído numa perspectiva de um serviço agregador de objetos digitais de informação cultural ao cidadão. O projeto parte da documentação legada existente do acervo das instituições culturais com o objetivo de apoiá-las na construção de seus repositórios institucionais utilizando a tecnologia Tainacan. Uma vez construído o repositório de cada instituição são realizados procedimentos de modelagem conceitual da informação, utilizando-se do modelo de metadados Dublin Core para objetos digitais. Os repositórios digitais são então coletados por meio de suas APIs utilizando-se componentes da tecnologia ElasticSearch. Estando os metadados e arquivos de mídias integrados em uma única base de dados, surge a solução agregadora de navegação, exploração, busca e recuperação da informação, a Midiateca Capixaba, também construída utilizando a tecnologia Tainacan. O fluxo completo de etapas técnicas de processamento da informação pode ser visto na figura 01.

A documentação legada das instituições culturais encontra-se em vários formatos diferentes, sendo composta por catálogos em PDF, documentos descritivos em formato Word, planilhas de dados do tipo Excel contendo os metadados descritivos e temáticos dos objetos culturais, bases de dados em formato Access, entre tantos outros formatos que ainda hoje são utilizados como recursos computacionais para a documentação de objetos culturais. Apesar de essas ferramentas serem de fácil acesso aos profissionais da cultura e produzirem boa produtividade de escritório para as instituições, são pouco acessíveis para ambiente web, no qual possui toda uma dinâmica de socialização, potencialidades de integração e acessibilidade aos acervos. Logo, um dos maiores desafios do projeto foi a coleta e extração dos dados legados da documentação cultural para a construção dos repositórios digitais. Como se pode visualizar na figura 01, foram desenvolvidos vários scripts em linguagem Python que estão disponíveis publicamente no repositório Github. Também foi utilizada a ferramenta Open Refine sobretudo para o trabalho de normalização e agrupamento dos termos dos vocabulários controlados utilizados no projeto.

Figura 01. Fluxo de etapas técnicas de processamento da informação.

Por fim, cabe dizer que a Midiateca Capixaba é um produto de desenvolvimento e pesquisa na área da Ciência da Informação realizada pela Universidade de Brasília e coordenada pelo Laboratório de Inteligência de Redes. A Midiateca Capixaba é uma verdadeira ferramenta de democratização do acesso a informação para o usuário e também uma ferramenta de pesquisa para o estudo e compreensão da cultura capixaba, estimulando a digitalização da cultura e o desenvolvimento das humanidades digitais no Espírito Santo e no Brasil. Todas as ferramentas tecnológicas desenvolvidas, modelos conceituais propostos, scripts para tratamento documental, artigos e comunicações científicas sobre o projeto são licenciados de forma aberta e estarão disponíveis a comunidade científica e da área da cultura para uso e reuso em outros projetos e pesquisas futuras.

Direitos autorais e uso dos acervos

Solicitações de uso dos materiais de nossas coleções de Impressos e Fotografias, Arquivos e Manuscritos, Arquitetura, Biblioteca e outros para uso pessoal ou de pesquisa são tratadas pela equipe de cada um dos nossos setores detentores da guarda e dos direitos sobre o acervo. Para obter mais informações, ou solicitar o referido uso, envie um e-mail para midiateca@secult.es.gov.br.