Curadorias

Viagem através da melodia do Jazz

Surgido em Nova Orleans nos Estados Unidos no final do século XIX, o Jazz percorreu o mundo e criou raízes também no Espírito Santo no final da década de 1980 Numa cultura tão diversa como a do Espírito Santo, é…

Orquestras: música e cultura capixaba

As orquestras desempenham um papel fundamental na preservação e divulgação de um vasto repertório clássico, mas também podem incorporar elementos de música contemporânea, adaptando-se aos diferentes estilos e épocas.  As orquestras são verdadeiros espetáculos musicais que encantam plateias ao redor…

Das telonas para a Midiateca: o cinema que fez história no ES

Festivais, filmes e tantos outros eventos marcaram a história audiovisual do Espírito Santo O Espírito Santo já recebeu vários Festivais de Cinema e filmes ao longo das décadas. Através de cartazes do Arquivo Público do Estado, que estão disponíveis no…

A diversidade musical dos festivais em solo capixaba

Os festivais de música estão entre os eventos culturais mais emocionantes e vibrantes da atualidade. Reunindo multidões apaixonadas e artistas talentosos, esses encontros são verdadeiras celebrações da criatividade, diversidade e energia humana. Um dos principais atrativos dos festivais é a…

Arte e Arquitetura: Patrimônio Capixaba

A arquitetura do Espírito Santo é um reflexo da história e das influências culturais que moldaram a região desde o período colonial e foi se modificando ao longo dos séculos. O estado possui uma rica diversidade arquitetônica que abrange desde…