A Midiateca Capixaba e suas referências

O primeiro passo para a Midiateca Capixaba acontecer foi realizar pesquisa de sites de outras instituições que seriam inspiração para o projeto e que possuíssem funcionalidades que considerávamos essencial para interação do usuário, bem como conhecer plataformas disponíveis no mercado que pudessem hospedar o projeto pois seria mais ágil adaptar algo que já foi testado em vários acervos do que criar um modelo específico para o projeto. Desde o início, já tínhamos em mente o desafio de reunir acervos tão diversos em sua gestão em um único site – são padrões de catalogação, padrões de digitalização, normatização de arquivos, direitos de uso pensados para uma atividade fim específica que a partir de agora iriam se integrar a outras coleções no ambiente virtual. 

Caso você tenha interesse sobre o tema, sugiro a pesquisa em alguns sites que podem ser bem interessantes sob o ponto de vista técnico, para compreender metadados disponíveis, acessibilidade, privacidade, normas e arquivos, mas também para curiosidade sobre acervos com outras propostas e recortes. A Enciclopédia Itaú Cultural – http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ – foi uma importante referência para pensarmos em como incluir os produtos dos editais do Fundo Estadual de Cultura e os viabilizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba; o formato da página, os verbetes e as informações agregadas a um evento nos chamaram a atenção. A plataforma SP Cine Play – www.spcineplay.com.br – nos inspirou a planejar um streaming para o audiovisual capixaba, mas também pesquisar sobre os termos assinados pelos produtores para disponibilização de seus produtos na plataforma. O site vídeonasaldeias – www.videonasaldeias.org.br – foi pesquisado por se tratar de um recorte em torno do audiovisual indígena e ser uma plataforma própria de Vídeo on demand inserida no vimeo.com com uma área de acervo online. Com isto, e após conversar com produtores do setor audiovisual capixaba e parceiros, analisamos as plataformas Vimeo, Eduplay (RNP rede nacional de ensino e pesquisa), Innsaei, Looke, Supo mungam plus e Todesplay. Seguimos analisando e estudando as opções para melhor atender o setor.

Para compreendermos a Plataforma Tainacan, que foi definida como a base para a Midiateca Capixaba, pesquisamos as instituições que já a utilizam na difusão de seus acervos para visualizar as funcionalidades utilizadas e o layout padrão. Tem como característica uma página intuitiva, onde o foco está no item exposto com as informações definidas pela instituição. Optamos pelo Tainacan por se tratar de uma plataforma livre, e ser utilizada por outros órgãos públicos, o que permitirá a integração com esta rede já existente no futuro. Sugerimos a visita a Tainacan do Museu do Índio – http://tainacan.museudoindio.gov.br/ e ao nosso parceiro Oi Futuro – https://acervo.oifuturo.org.br/.  Para acervos em áudio, pesquisamos o site do Instituto Moreira Salles com a Rádio Batuta – https://radiobatuta.com.br/ – e com a Discografia Brasileira – https://discografiabrasileira.com.br/ – que se transformaram em referências para disponibilizarmos a produção musical produto dos editais e pensar na nossa rádio que se encontra dentro do Sistema RTV, além de nos oferecer layouts que permitem a interação com o usuário de forma a explorar mais sobre os acervos. 

Referências Internacionais

Europeana e Fundação Smithsonian

Considerando plataformas internacionais, muito nos inspirou a Europeana – https://www.europeana.eu/portal/pt – projeto europeu que reúne galerias, bibliotecas, arquivos e museus europeus em um único ambiente com produção de conteúdo, sugestões de uso pedagógico, código aberto e curadorias de coleções. Temos ainda a plataforma da Fundação Smithsonian – https://www.si.edu/collections – com proposta similar e que integra as 21 instituições que compõem a fundação. O que você acha de conhecer cada uma delas e depois nos contar quais funcionalidades achou mais interessante e gostaria de ver na Midiateca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *