A arte da Semana Santa

Um olhar sobre o acervo do Arquivo Público

A Semana Santa é uma das principais celebrações religiosas do calendário cristão, especialmente para a Igreja Católica. Durante essa semana, os fiéis participam de cerimônias e rituais que incluem procissões, missas e encenações teatrais que recriam a paixão de Cristo. Além de seu significado religioso, a Semana Santa também tem um grande valor histórico e cultural, pois suas celebrações e rituais acompanham comunidades desde os tempos coloniais. O acervo do Arquivo Público nos ajuda a resgatar alguns cartazes que revelam um pouco da história desses eventos.

A celebração acontece 40 dias após o carnaval, e esse período pode ser chamado de quaresma pelos os católicos. No domingo que antecede a semana Santa temos o domingo de Ramos, onde atualmente acontecem diversas celebraçõese os devotos levam ramos às Igrejas que frequentam, simbolizando o povo de Jerusalém, que sabendo que Jesus chegaria à cidade, cortou ramos de árvores e palmeiras para forrar o chão por onde ele passaria. Na sexta-feira seguinte temos a sexta-feira da paixão, quando é celebrado o martírio, a crucificação e a morte de Cristo.

As encenações da Paixão de Cristo são um elemento importante da celebração da Semana Santa, especialmente em países com uma forte tradição católica, como Brasil, Portugal e Espanha. Essas encenações consistem em uma representação teatral dos últimos dias de Jesus na Terra, desde a sua entrada triunfal em Jerusalém até a sua morte na cruz. Elas costumam ser divididas em várias cenas que recriam os momentos mais marcantes da vida e morte de Jesus Cristo. Essas cenas incluem desde a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, até a sua condenação pelo governador romano Pôncio Pilatos, a sua crucificação e morte na cruz.

Algumas das cenas mais conhecidas e emocionantes incluem a última ceia de Jesus com seus discípulos, a sua prisão no Jardim das Oliveiras, o julgamento no Sinédrio, a flagelação pelos soldados romanos, a coroação de espinhos e a caminhada com a cruz até o Monte Calvário. A cena da crucificação é um dos pontos altos da encenação, com a recriação da crucificação de Jesus, suas últimas palavras e sua morte.

As encenações da Paixão de Cristo têm como objetivo recriar o drama da crucificação e morte de Jesus, levando o público a refletir sobre o significado desses eventos para a sua própria vida e fé. Por isso, são uma tradição que vem sendo mantida há séculos em muitas comunidades católicas ao redor do mundo e muito presente no Espírito Santo.

Autores: Robert A. M. Mareto e Taciana B. de O. Pedrosa

NESTA CURADORIA