Além das Palavras: O Poder das Emoções nos Cartazes

Artigo produzido pelos pesquisadores do Labic Robert Mareto e Lorenzo Xavier explora novas possibilidades ao explorar o acervo da Midiateca Capixaba

O artigo abaixo foi produzido pelos pesquisadores do LABIC Lorenzo Xavier e Robert Mareto e explora novas ferramentas e possibilidades ao explorar o acervo da Midiateca Capixaba

O uso das emoções na produção de cartazes é uma estratégia poderosa para envolver o público-alvo e comunicar eficazmente a mensagem de um evento, uma festa, uma peça de teatro e até mesmo uma divulgação. As emoções desempenham um papel fundamental na tomada de decisões humanas e na formação de conexões emocionais, o que torna o design de cartazes emocionalmente impactante uma ferramenta valiosa de marketing e comunicação.

Cluster – Todas as Faces

Através de uma ferramenta desenvolvida pelo pesquisador Lorenzo Piccoli no Labic (Laboratório de Inovação e Ciência de Dados da UFES), foram analisados os 1413 cartazes presentes no acervo do Arquivo Público do Espírito Santo para extrair a emoção de cada rosto encontrado.

Em cada cartaz analisado, uma rede neural buscou por uma face e, caso houvesse, a imagem era recortada e separada. Em seguida uma outra rede neural, denominada CLIP, analisava a face capturada, determinada a emoção presente e a reservava em grupos de emoção (Neutro, Raiva, Medo, Surpresa, Feliz, Tristeza, Desgosto e Desprezo).

A análise das emoções presentes em cartazes históricos, utilizando tecnologias de ponta, não apenas nos proporciona uma compreensão mais profunda da sociedade do passado, mas também oferece novas perspectivas sobre como as emoções têm sido usadas como ferramentas persuasivas ao longo do tempo.

Esse estudo ressalta a importância de reconhecer o poder das emoções na conexão entre as pessoas e as mensagens que recebem, além de abrir portas para a inovação na criação de conteúdo emocionalmente envolvente no mundo contemporâneo.

Cluster – Tristeza
Cluster – Surpresa
Cluster – Desprezo
Cluster – Raiva
Cluster – Neutro
BNCC:
As competências socioemocionais estão presentes na BNCC das mais variadas formas. Seja na Educação Infantil (EI01EO04) ou no Ensino Fundamental (EF03LP17), a BNCC enfatiza a importância de que os alunos compreendam e saibam lidar de forma saudável com suas próprias emoções, além de reconhecerem e respeitarem as emoções dos outros.

A BNCC também destaca a relevância de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento socioemocional dos alunos, incluindo atividades que estimulem a reflexão sobre as emoções, o diálogo sobre sentimentos e a resolução pacífica de conflitos. Essas práticas são fundamentais para criar um ambiente escolar acolhedor e empático, onde os alunos se sintam seguros para expressar suas emoções e aprender a lidar com elas de forma construtiva.

Mas como utilizar a Midiateca Capixaba para essas práticas? Vamos ver um exemplo? As emoções apresentadas nessa curadoria poderiam ser apresentadas aos alunos e a partir dessa apresentação: o professor da Educação Infantil (EI01CG01) poderia orientar os alunos a identificarem, por meio das expressões faciais, qual a emoção representada; na disciplina de Português (EF15LP03, EF15LP05) o educador pode solicitar que os alunos construam textos baseados nas expressões faciais identificadas no acervo, criando personagens e histórias das mais diversas; já um professor de Matemática (EF01MA21, EF02MA22) pode orientar os alunos na elaboração de gráficos e tabelas que representem aos níveis quantitativos das expressões identificadas por eles.

Que tal começar pela Midiateca para pensar nessas atividades? Aproveite o nosso acervo, explore e inspire-se para as próximas atividades.