Arte e identidade capixaba

Como as mostras e exposições preservam e promovem a cultura no Espírito Santo

A arte é uma forma de comunicação universal, que pode ser compreendida por pessoas de diferentes culturas e idiomas. Ela desempenha um papel fundamental na sociedade, pois permite que as pessoas se expressem além das palavras e toquem o emocional e o intuitivo. Além disso,, permite tornar-se análise e crítica da sociedade, desempenhando um importante papel de ferramenta política para os indivíduos.

As mostras e exposições de arte são eventos que oferecem oportunidade para que os artistas exibam suas obras e para que o público as aprecie e se envolva com elas. Podem, portanto, ter vários propósitos, incluindo o entretenimento, a educação e a divulgação da cultura. E são também uma importante plataforma para que os artistas locais exibam suas obras e promovam a apreciação da arte na região.

A arte é uma maneira de preservar e promover a cultura local. As mostras e exposições podem apresentar trabalhos que abordam temas importantes para a região, como a história, a religião, a natureza e a vida cotidiana. E assim contribuem para a valorização da identidade cultural do local.

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é uma instituição que está constantemente ligada a eventos de arte realizados no Estado. Isso se deve, principalmente, aos cursos de Artes Plásticas e Artes Visuais, nos quais os estudantes são convidados a expor nas mais diversas instituições como uma das formas de experimentação e apresentação do resultado do processo artístico.

O “Salão de Arte Universitária do Espírito Santo” , o “7º Festival de Verão Artes Plásticas” e a “Semana de Arte em Vitória” são exemplos de eventos realizados pela UFES para promover a arte local e acadêmica. Atualmente, esses eventos já não são continuados e deram lugar a instituições internas de exposição como a Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), a Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU) e a Galeria DADA, que promovem diferentes ciclos de exposições.

A Arte também não está limitada à academia, e pode ser desenvolvida nos mais diversos ambientes. Desse modo, artistas se descobrem todos os dias em todas as partes do estado, e algumas prefeituras se organizam para permitir que suas produções artísticas sejam exibidas. As artes populares costumam retratar os costumes e a vida cotidiana de um povo e, através dela, é possível identificar vários aspectos de uma sociedade.

Por diversas vezes a arte popular foi vista como menos valorosa, pois foi muitas vezes comparada com as chamadas artes ditas eruditas, mas, com o avanço da sociedade essa visão tem sido cada vez mais rechaçada e modificada, deixando claro o grande valor da arte popular. O acervo do Arquivo Público conserva diversos cartazes que compartilham alguns dados dos eventos de arte que contamos aqui. Visite e se aproxime da arte capixaba!

Autores: Ricardo Aiolfi e Taciana B. de O. Pedrosa

NESTA CURADORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *