Cartazes que contam a história: artistas nacionais que se apresentaram no Espírito Santo

Teatro Carmélia, Ufes, Sesc Glória, Teatro Carlos Gomes já foram palco de show para grandes artistas de todo o Brasil

Gilberto Gil, Fagner, Alceu Valença, Angela Roro. O Espírito Santo já foi palco para grandes artistas que passaram por aqui ao longo do tempo e que marcaram a memória de muitas pessoas. No acervo da Midiateca Capixaba, localizamos alguns cartazes que contam um pouquinho mais do que já rolou por aqui.

Por exemplo, no ano de 1992, o Teatro Carlos Gomes, localizado no Centro de Vitória, já recebeu a turnê do cantor Alceu Valença, conhecido por ser uma figura icônica da música brasileira e por contribuir ao desenvolvimento da música nordestina e suas diversas influências musicais, que incluem elementos de rock, pop, música folclórica e regional.

Outros nomes que já fizeram “casa” no ES foram Gilberto Gil e Fagner, dois artistas brasileiros proeminentes que deixaram marcas significativas na música popular brasileira. Ambos são cantores e compositores renomados, cada um com uma carreira distinta e uma contribuição única para a cena musical do Brasil.

Reunimos alguns cartazes de outros artistas que já passaram pelo Espírito Santo e fizeram a diversão da galera. Conta pra gente! Você foi a algum deles?

BNCC:
Na Educação Infantil, a BNCC apresenta a importância da musicalização no processo de ensino e aprendizagem (EI03TS01), incluindo as apresentações dos variados estilos e instrumentos musicais, por meio de apresentações e criação de festivais.
 
Já no ensino fundamental, a música é apresentada em vários contextos, como em Língua Portuguesa (EF89LP32), Arte (EF15AR13 – EF15AR14 – EF15AR17).
E no Ensino Médio, a música é apresentada como uma importante ferramenta de trabalho com as formas de registro das experiências das comunidades que fazem parte da sociedade (EF02HI08 – EF02HI09).
 
Já pensou como a Midiateca pode ajudar nesse processo?
Na prática, analisando os materiais aqui citados, podemos imaginar a produção de um festival de música na escola elaborado pelos próprios alunos, utilizando como modelo os documentos disponíveis na Midiateca.
 
Viu como a música também está presente no processo de ensino e aprendizagem?
Fiquem à vontade para explorar nosso acervo e soltar a imaginação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *