Das telonas para a Midiateca: o cinema que fez história no ES

Festivais, filmes e tantos outros eventos marcaram a história audiovisual do Espírito Santo

O Espírito Santo já recebeu vários Festivais de Cinema e filmes ao longo das décadas. Através de cartazes do Arquivo Público do Estado, que estão disponíveis no site da Midiateca, podemos comprovar isso. Percebe-se ainda a importância dos cineclubes e dos concursos na difusão audiovisual no Espírito Santo. São filmes e festivais de diversos gêneros para todos os gostos e públicos.

Um exemplo disso é o cartaz do filme “Fantasma da Mulher de Algodão” que é uma lenda urbana brasileira conhecida em diversos estados e que aqui acabou parando nas telonas. Na MIdiateca você vai encontrar também cartazes de filmes sobre trabalhadores, filmes de terror e festivais de Super 8. 

O Super 8, lançado pela Kodak em 1965, representa uma progressão da película 8mm, apresentando uma área de imagem expandida. Durante as décadas de 1960 e 1970, ganhou grande popularidade entre cineastas amadores e como meio de audiovisual doméstico, antecipando o surgimento do VHS nos anos 1980 e do mini-DV na década seguinte.

Os cinemas que mais aparecem nos cartazes encontrados no acervo da Midiateca são o cinema da Ufes e os cineclubes, destacando a importância dessas iniciativas culturais no Estado do Espírito Santo como um todo. Lembramos que até hoje o cinema da Ufes recebe um dos mais importantes eventos de cinema do Estado que é o Festival de Cinema de Vitória!

O Fantasma da Mulher Algodão
BNCC:
Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não faça menção explícita ao cinema, ela reconhece a importância das mídias audiovisuais e da linguagem cinematográfica como ferramentas educacionais. O cinema pode ser incorporado de diversas maneiras no currículo, dentro das competências e habilidades propostas pela BNCC para as diferentes áreas do conhecimento.

A BNCC enfatiza o uso de diferentes linguagens, mídias e tecnologias para enriquecer os processos de ensino e aprendizagem, promovendo a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos. Dessa forma, o cinema pode ser integrado em várias áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa (EF69LP45), Artes (EF69AR03), História (EF04HI08), entre outras.

Vamos a alguns exemplos? Na área de Língua Portuguesa (EF69LP45, EF89LP32, EF89LP34) o estudo de filmes pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de interpretação de textos, análise crítica e produção textual. Na área de Artes (EF69AR03), o cinema pode ser explorado como uma forma de expressão artística, permitindo que os alunos compreendam e experimentem diferentes técnicas e linguagens visuais.

Você deve estar se perguntando “Mas como o acervo da Midiateca pode contribuir?”. O acervo da Midiateca pode ser utilizado como ferramenta para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas. É possível, por exemplo, apresentar o conteúdo presentes nos cartazes e solicitar aos alunos uma pesquisa sobre o filme, uma análise sobre a temática proposta no filme ou até mesmo uma atividade que estimule a criação de um cineclube na escola, estendendo esses diálogos e incorporando outras áreas nos debates. Assim é possível ainda trabalhar o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, colaboração e senso crítico, que podem ser abordadas por meio da análise de filmes e discussões sobre temas relevantes abordados nas obras cinematográficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *