Festas do interior do Espírito Santo: um mergulho na cultura e na tradição

As festas do interior do Espírito Santo são celebrações que encantam moradores e visitantes. Nestes eventos, é possível mergulhar na riqueza gastronômica, nas danças típicas e nas manifestações culturais que caracterizam cada região. O Acervo do Arquivo Público registra um pedacinho desses eventos em seus cartazes de divulgação. Vamos conhecer algumas das festas mais emblemáticas do estado?

Domingos Martins já foi palco da Festa Internacional do Vinho, um evento que já atraiu amantes da bebida de todas as partes. Nessa festividade, os visitantes tiveram a oportunidade de degustar uma variedade de vinhos, conhecer produtores locais, participar de workshops e desfrutar de uma atmosfera alegre e descontraída. É um verdadeiro brinde à cultura vitivinícola da região. A cidade também é palco da Festa do Morango, uma festividade que exalta essa fruta deliciosa. Durante o evento, os participantes podem degustar diversas sobremesas, geleias e licores de morango, além de participar de atividades lúdicas e conhecer os produtores locais.

Algumas festas que rolavam no interior do ES

Já em São Paulo de Aracê, aconteceu a Festa Regional da Verdura, um evento que celebrou a riqueza agrícola da região. Durante a festa, os participantes podiam apreciar a diversidade de verduras cultivadas localmente, além de participar de atividades educativas, palestras sobre alimentação saudável e pratos típicos preparados com ingredientes frescos e nutritivos.

Em Alfredo Chaves, a Festa da Banana e do Leite era um verdadeiro deleite para os paladares. Nesse evento, os visitantes podiam saborear pratos deliciosos à base de banana e leite, como bolos, sorvetes, doces e bebidas. Além disso, a festa contava com atrações musicais, exposições e competições, destacando a importância desses produtos na economia local.

São Mateus recebeu a Exposição Agropecuária, uma festa que valoriza o campo e a vida rural. Nesse evento, os visitantes têm a oportunidade de conhecer animais de diversas espécies, participar de competições e exposições agropecuárias, assistir a shows musicais e se deliciar com pratos típicos da região. É um momento de celebração da cultura agropecuária e do orgulho rural.

Em Conceição do Castelo, o Festival da Péla Égua em Angá era o momento da comunidade se reunir e se deliciar com um dos pratos típicos do interior, com a companhia de uma boa música e muita animação.

Santa Teresa era o local de realização da Festa do Imigrante Italiano, uma celebração que homenageava a influência dos imigrantes italianos na região. Durante o evento, os visitantes podiam desfrutar de pratos típicos da culinária italiana, apreciar apresentações de danças folclóricas, participar de competições e se envolver em atividades culturais que destacam a herança italiana.

Dores do Rio Preto também tem sua festa característica, que oferece aos visitantes um mergulho na cultura local. Com apresentações musicais, exposições de artesanato e culinária típica, a festa em Dores do Rio Preto é um momento de celebração da identidade e da tradição dessa região encantadora.

Santa Maria de Jequitibá é conhecida pela Festa do Colono, um evento que valoriza o trabalho e a dedicação dos agricultores locais. Com exposições de produtos agrícolas, competições de colheita, desfiles temáticos e atividades culturais, essa festa é uma forma de reconhecer e prestigiar a importância do trabalho do colono para a economia e a cultura local.

A Festa Pomerana, também realizada em Santa Maria de Jequitibá, é uma celebração da cultura dos imigrantes alemães que se estabeleceram na região. Com danças folclóricas, músicas típicas, gastronomia tradicional e trajes característicos, essa festa mantém viva a herança cultural dos colonizadores e encanta os visitantes com sua atmosfera festiva e acolhedora.

Por fim, em Piúma, a Festa dos Pescadores é realizada em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores. Com procissões marítimas, missas, apresentações culturais e competições de pesca, essa festa é uma forma de expressar a devoção religiosa e valorizar a tradição pesqueira, que tem um papel fundamental na vida e na economia da região.

As festas do interior do Espírito Santo são verdadeiros tesouros culturais, onde tradição e celebração se encontram. Cada evento é uma oportunidade de conhecer a diversidade do estado, se deliciar com a gastronomia local, apreciar as manifestações artísticas e vivenciar a hospitalidade e alegria do povo capixaba. Participar dessas festas é mergulhar na alma do interior, descobrindo a beleza e o encanto que permeiam cada comunidade.

Relacionando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
E na educação, já parou para pensar como podemos aplicar toda essa diversidade? Em Ensino Religioso, podemos trabalhar a diversidade de festividades identificando cada uma delas, trabalhando o respeito e as diferentes tradições religiosas (EF03ER03). Já na área de Linguagens e suas tecnologias voltada para o Ensino Médio, podemos utilizar as festividades como referência para trabalhar as características das produções artísticas e culturais locais e regionais, exercendo o respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Em Língua Portuguesa, é possível identificar características regionais por meio das diferentes culturas locais (EF35LP11). Assim, é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história local (EF12EF11 / EF12EF12 / EF04GE01), realizar pesquisas dentro e fora da sala de aula tornando o ensino ainda mais provocativo e dinâmico.