A diversidade musical dos festivais em solo capixaba

Os festivais de música estão entre os eventos culturais mais emocionantes e vibrantes da atualidade. Reunindo multidões apaixonadas e artistas talentosos, esses encontros são verdadeiras celebrações da criatividade, diversidade e energia humana.

Um dos principais atrativos dos festivais é a sua capacidade de unir pessoas de todas as idades, origens e culturas em torno de uma paixão comum: a música. Independentemente do gênero, seja rock, pop, eletrônica, hip-hop, música clássica ou outros, os festivais representam um espaço importante para artistas estabelecidos e emergentes compartilharem suas criações com um público ávido por novas experiências sonoras.

Ao longo dos anos, diversos festivais realizados no Espírito Santo evoluíram de simples concertos para experiências abrangentes, que transcendem os limites da música. De norte a sul do Estado, os Festivais já fazem parte do imaginário capixaba, como o Festival de Verão de Guriri, o Festival de Alegre (que começou lá na década de 1980), o Festival do Vinho, o Festival de Inverno de Domingos Martins e tantos outros que movimentam o público capixaba até hoje.

A sensação de estar em meio a milhares de pessoas cantando junto suas músicas favoritas cria uma conexão única entre artistas e fãs!

E você, tem história com algum desses eventos? Conte nos comentários quais festivais você aguarda todo ano pra ir?

BNCC:
Também presente no processo de ensino e aprendizagem, a música é expressa na BNCC nos mais variados formatos.

Ainda na Educação Infantil, a BNCC fala sobre a importância do reconhecimento e na apreciação do papel dos músicos e dos grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais presentes hoje na nossa sociedade (EF69AR18).

Mas como podemos colocar em prática? Uma possibilidade é o diálogo entre as disciplinas de arte e de história, associando as influências dos povos originários e imigrantes que fazem parte do território local, identificando as contribuições de cada um no contexto musical.

Já pensou como seria um festival de música na escola representando todas essas influências? Ou quem sabe um festival com instrumentos feitos pelos próprios alunos (EI03TS01)?

As possibilidades são muitas, não é mesmo?! Por isso, fique à vontade para explorar nosso acervo e soltar a imaginação.