Revivendo antigos Carnavais

Um passeio pelo acervo do Arquivo Público do Espírito Santo

O Carnaval é uma das festas mais tradicionais e importantes do Brasil, e no Espírito Santo não é diferente! Foi em 1800, que a festa começou a ser comemorada em nossa região, trazendo alegria e animação aos seus habitantes a partir de festas e bailes realizados em diferentes cidades.

Desde então, o carnaval no Espírito Santo tem sido uma grande celebração, reunindo pessoas de todas as idades e classes sociais em torno de diferentes estilos culturais que englobam essa enorme festa. E o Arquivo Público, nos possibilita reviver um pouco dessa folia através dos cartazes mantidos em seu acervo, que contam um pedaço dessa história.

Em todo esse tempo de festa, o carnaval no Espírito Santo passou por muitas mudanças e evoluções. A começar pelos blocos de rua, que foram os primeiros a se popularizarem no Estado. Com o tempo, novas atrações foram surgindo, como bailes, desfiles de escolas de samba, shows e concursos de fantasias, ampliando ainda mais a diversidade e a euforia da festa.

O Carnaval capixaba é coisa séria!

Não é de hoje que o carnaval no Espírito Santo é conhecido por sua mistura de tradições e modernidade. Através da análise dos diversos cartazes de época referentes a essa data aqui no Estado, notamos a diversidade cultural do carnaval em solo espírito-santense. O ES já foi palco da proeminente festa de carnaval fora de época de Linhares: a Micarense, uma adaptação bem capixaba da micareta, comum no Nordeste.

Em Muqui, no sul do Estado, o carnaval dava espaço para um mistura de cultura e religião com o Torneio de Folia de Reis, uma das festas folclóricas mais populares do Brasil, que permanece sendo comemorado até os dias atuais. Esse ano, o 72º Encontro de Folia de Reis aconteceu no dia 04 de fevereiro. O primeiro Torneio de Folia de Reis em Muqui, que se tem registro, aconteceu em 1950. Mas, a Folia de Reis já existia na região desde 1897, segundo dados da Prefeitura Municipal de Muqui. Um grupo de Folia é formado por um mestre, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. Eles tocam músicas típicas, usam roupas coloridas e máscaras de palhaços assustadoras e bizarras.

É importante salientar que o Carnaval do Estado do Espírito Santo acontece com a participação e organização de entidades específicas para esses eventos, como blocos, escolas e artistas dedicados às festividades de carnaval. Dessa forma, não era difícil encontrar por aqui aquelas festas que tinham o intuito de agregar todos os principais destaques de um ano, acontecendo algumas semanas após o término do carnaval. Como “A Noite dos Campeões do Samba”, apresentado pelo Programa Brasil Terra da Gente e que trouxe diferentes personalidades do carnaval carioca aqui para nossa terra, mas sem esquecer de premiar os principais destaques das escolas de samba do Estado.

Na capital, o carnaval de rua já bombava desde 1800 com seus blocos, marchinhas e espetáculos. Mas foi apenas em 1950, que surgiu a primeira escola de samba, dando início aos famosos desfiles das escolas de samba, um item marcante do carnaval em várias regiões do Brasil. E foi em 1987, que os desfiles ganharam seu lugar de destaque em Vitória, o Sambão do Povo, onde acontecem os desfiles até os dias atuais.

Em outros municípios do Estado, os desfiles são um pouco mais recentes, mas não perdem em conteúdo de história e cultura. Em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do ES, os registros se iniciam em 2006 e a comemoração segue até os dias atuais com desfiles, concursos de fantasia e marchinhas. Já no litoral capixaba, Marataízes marca sua presença no carnaval capixaba desde 1969 com os conhecidos blocos de rua, popularizados principalmente devido à movimentação comum durante a época do verão nas praias.

Guarapari também tem o tradicional desfile das escolas de samba, que desfilam no Centro da cidade na Avenida Joaquim da Silva Lima, e dos blocos de rua que desfilam no mesmo bairro. Assim, é por meio da visualização dos cartazes encontrados no acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, conteúdo que serviu de base para a criação deste texto, que temos a certeza que o carnaval capixaba é um evento que faz brilhar diferentes expressões culturais da região, como a música, a dança, os adereços, os blocos e as fantasias.

Viu só como nosso Estado e nossa gente levam o Carnaval a sério? É uma forma de valorizar e preservar nossa identidade cultural e de mostrar ao Brasil a riqueza e a diversidade da cultura do Espírito Santo. Em resumo, o carnaval capixaba é uma tradição importante e valiosa, tanto para os dias de hoje quanto para entender melhor o nosso passado. 

Autores: Allan Cancian, Robert A. M. Mareto e Taciana B. de O. Pedrosa

NESTA CURADORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *