Verão vibrante no Espírito Santo: eventos que marcaram época!

Com um olhar atento ao acervo, é possível explorar o agito do verão capixaba, que marcou época em diversas cidades do estado.

O verão no Espírito Santo é eternizado por eventos históricos e atrações que fizeram parte do passado, proporcionando aos turistas experiências únicas. O Festival de Verão de Guriri, em São Mateus, é um desses marcos, que atraiu milhares de visitantes com uma programação diversificada, que incluía música, dança, feiras e competições esportivas.

O Arquivo Público preserva cartazes que testemunham a riqueza desses eventos, como o Festival de Verão de 1992, que trouxe em sua programação festas de cultura afro, concursos de esculturas em areia, baile de máscaras, competições esportivas e festivais de pipas.

BNCC

Depois de olhar a riqueza do nosso acervo, que tal pensar como eles podem ajudar no processo de ensino e aprendizagem?

O verão é uma das estações do ano e o trabalho sobre essa temática em sala de aula pode expandir para novas abordagens, vamos ver?

Trabalhar as estações do ano em sala de aula pode ser uma maneira envolvente de explorar conceitos científicos, desenvolver habilidades de observação e promover atividades práticas. Vamos ver algumas ideias para trabalhar as estações do ano em sala de aula:

  • Os alunos podem trabalhar com os cartazes disponíveis na Midiateca Capixaba elaborando gráficos com as representações das informações existentes, tais como datas, locais e atrações (EI02EF09, EF15LP02, EF15LP03)
  • Criação de eventos sazonais, permitindo conhecer e explorar as outras estações do ano (EF08CI13).
  • Leituras temáticas e elaboração de representações infográficas (EF69LP06).

É importante lembrar que as sugestões podem ser exploradas por diferentes áreas do conhecimento. 

Viu como aprender com a Midiateca Capixaba é divertido?
Aproveite para explorar nosso acervo e pensar novas possibilidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *