Midiateca Capixaba Conectando

No mês de dezembro de 2022, iniciamos a pesquisa vinculada ao projeto Midiateca Capixaba: o “Midiateca Capixaba Conectando”. Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura com o apoio da Fapes, o Fundo de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo, que busca propor soluções de integração e pedagógicas por meio de estudo, análise e pesquisa dos diversos acervos que comporão a plataforma Midiateca Capixaba, de forma a promover a universalização do acesso e uso dos dados e informações da plataforma, conectando os acervos existentes e possibilitando o seu uso e difusão, inclusive, nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, com a participação de jovens.

A partir do estudo e da pesquisa, pretende-se produzir textos que conectem e integrem os acervos das diferentes instituições estaduais em diversas linguagens, de forma a melhor difundi-los. Espera-se, ainda, a elaboração de material informativo/de estudo que possa ser utilizado nas salas de aulas, usando como base o conteúdo da plataforma, de forma a possibilitar aos alunos um aprendizado conectado e mais próximo.

Serão ao todo 32 pesquisadores, entre eles, 08 jovens que ainda serão escolhidos através de um processo de seleção, com previsão de abertura de inscrição no final de março.
Integrando os jovens no processo de construção dos documentos e garantindo o acesso aos espaços culturais do ES e aos acervos, busca-se oportunizar o desenvolvimento crítico desses jovens, com base em uma aprendizagem que considere a defesa do patrimônio histórico essencial para o exercício da cidadania.

Além disso, busca-se a preservação dos acervos em meio digital, a democratização do acesso aos conteúdos de valor histórico e cultural, já que a convergência digital impõe novas posturas e estratégias frente às novas redes informacionais, a conectividade e a produção de novos conteúdos. É diante desta necessidade de habitar os espaços virtuais e construir novas experiências comunicacionais e pedagógicas que emerge o Projeto Estratégico Midiateca Capixaba e por conseguinte, a pesquisa.

No final de 18 meses, teremos também como resultados: a digitalização e catalogação de diversos acervos – como a Revista “Vida Capichaba” e a disponibilização na plataforma, a analise da trajetória do Conselho Estadual de Cultura, da Orquestra Sinfônica do ES, publicações, artigos científicos, novas tecnologias e a Construção de um Manual de Técnicas de Digitalização a Baixo Custo.

A pesquisa tem como supervisores os professores Fabio Goveia e Fabio Malini, do Laboratório de Estudos Sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do ES, os professores Luiz Carlos da Silva e Daniela Lucas da Silva Lemos, dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia da referida Universidade. Participa como Pesquisador convidado, Dalton Lopes Martins, também Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, PGGCinf, da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa é coordenada pela servidora Paula Nunes, museóloga e especialista em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Centro Universitário Senac/SP, com a supervisão geral e pesquisa da servidora e mestra em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Bruna Bolonha.

Para saber mais, acesse o Instagram da Midiateca Capixaba!

Créditos da Imagem: Lorenzo Savergnini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *