O que é a Midiateca Capixaba?

Seja bem-vindo à Midiateca Capixaba, plataforma online de difusão e preservação digital de acervos culturais sobre a cultura e a história do Espírito Santo. Um projeto que nasceu no ano de 2019 dentro da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e se desdobrou em uma série de ações que seguem impactando positivamente os acervos capixabas. Neste ambiente, você encontrará as mais diversas mídias produzidas por capixabas ou pertencentes às instituições deste território. São milhares de itens sobre diferentes temáticas que estão localizados em espaços diversos, mas aqui se conectam para que você, usuário, tenha acesso a elementos tão representativos para a trajetória deste estado.

Em um mergulho nas coleções, estão cartazes de divulgação de peças de teatro desenhados por grandes artistas capixabas sob tutela do Arquivo Público do Espírito Santo no Fundo do Departamento Estadual de Cultura, obras de arte que compõem os acervos dos museus estaduais, livros depositados na coleção de obras raras da biblioteca estadual, jornais da primeira metade do Século XX sobre o carnaval de Santa Leopoldina. E em cada item, se descobre uma nova informação, um detalhe a mais até então escondido dos olhos do público. As conexões ampliam debates, pesquisas e fortalecem as políticas de preservação e difusão do patrimônio cultural. Juntos, estes acervos e os que irão se juntar a estes no futuro, contam aspectos da cultura local e são um reflexo do período de sua produção. 

A Midiateca Capixaba é, para além de uma plataforma online, uma política de Estado visando a preservação das coleções e a difusão deste rico patrimônio que está salvaguardado nas instituições culturais do Espírito Santo. O projeto envolve parcerias, pesquisas, oferta de formações, interação com o público, abrangendo as demandas daqueles que realizam a gestão destes bens e daqueles para quem estes bens são preservados – a sociedade capixaba. Fique atento às nossas postagens e acompanhe as novidades que surgirão nos próximos dias! 

Vida longa à Midiateca Capixaba!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *