Wiki Loves Espírito Santo

A Midiateca Capixaba está cercada de parceiros que são referência na área de gestão de acervos, acervos digitais e difusão de conhecimento na internet. Um destes parceiros é o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil que idealizou e está realizando o projeto Wiki Loves Espírito Santo, iniciativa que visa a melhorar a qualidade das informações sobre o Estado do Espírito Santo nos projetos Wikimedia e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A partir da cooperação entre a comunidade wiki e instituições locais, o projeto busca melhorar a cobertura de informações sobre o Estado, que atualmente ainda é baixa. O Wikiconcurso Wiki Loves Espírito Santo é uma das atividades que integram o Wiki Loves Espírito Santo e acontece no período de 13 de abril à 12 de julho de 2022, sendo uma competição de edições de verbetes com premiações que vão até R$ 2.500,00 em vale-compras.

Qualquer pessoa que respeite as regras da Wikipédia pode participar do Wikiconcurso Wiki Loves Espírito Santo. Basta criar uma conta de usuário nos projetos Wikimedia, escolher ao menos um entre os artigos que fazem parte da lista de artigos definida para o concurso, e começar as edições até o dia 12 de julho de 2022. Poderão ser aprimorados todos os verbetes que façam parte da lista de artigos definida para o concurso, que está dividida em cinco eixos temáticos: patrimônio histórico e cultural, festividades e religiosidade, territórios e paisagens, biografias e diversidade, fauna e flora (https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikiconcurso_Wiki_Loves_Esp%C3%ADrito_Santo/Artigos). 

Para debater temas específicos e trazer determinados assuntos para serem destacados, acontecem as maratonas de edição conhecidas como editatonas. A primeira ocorreu durante o lançamento do concurso e abordou cultura capixaba. A segunda editadona trouxe uma apresentação sobre fauna e flora, recorte sobre o qual tem tido um grande número de contribuições. E para encerrar, a terceira editadona aborda o patrimônio cultural material e imaterial, trazendo a questão do reconhecimento a nível federal e a nível estadual dos bens e sua representatividade para a história do Espírito Santo.

Nos próximos meses, serão lançadas novas ações fruto desta parceria e com atividades presenciais aqui em território capixaba. Fique atento que nós vamos pocar na internet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *